História

O Centro Universitário de Pinheiro – Câmpus V foi instituído por meio da Resolução CONSUN/81, de 7 de outubro de 1981, na Gestão do então Reitor José Maria Cabral Marques, como parte do Programa de Interiorização implementado pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) com o propósito de viabilizar sua atuação no continente.

Apesar de criado em 1981, a primeira ação da UFMA na cidade de Pinheiro, conforme registros documentais, só ocorreu em 1983, com a realização de um seminário entre os dias 23 e 25 de novembro daquele ano, com o Tema “Pinheiro e a Barragem de Pericumã: Presente e Futuro”, em que, juntos, Prefeitura, comunidade e a Universidade Federal do Maranhão discutiram os efeitos que causaria a barragem sobre o Rio Pericumã, recém-inaugurada, tanto para a população quanto para o ecossistema local.

Em 20 de julho de 1984, a UFMA recebeu a doação da Prefeitura, pelo então prefeito Pedro de Sousa Lobato, conforme termo de doação, um terreno no bairro Enseada, área suburbana de Pinheiro, onde foi instalado o Câmpus V, permanecendo nesse local até 1995.

O que de fato marca o início do funcionamento do Câmpus V em Pinheiro foi a Realização da Semana Universitária no período de 15 a 21 de julho de 1984, juntamente com a Semana Cultural da Juventude, de 17 a 23 de julho, em comemoração ao Ano Internacional da Juventude naquele ano.

Em 1992, foi criado o curso de Letras Licenciatura Plena, a fim de atender às necessidades de professores da área na região, o qual foi encerrado em 1997.

A arrancada do Câmpus de Pinheiro para se tornar o Centro de Ciências Humanas, Saúde e Tecnologia teve início em 2007, na gestão Natalino Salgado, com a adesão da UFMA ao Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI), que instituiu a expansão e interiorização da Universidade. Em 2008, começou um novo cenário para este Câmpus, com a implantação dos cursos de graduação em Artes Visuais e Teatro na modalidade a distância. A partir de 2010, foram criadas as licenciaturas interdisciplinares, e nomeados, pela primeira vez, professores no Câmpus da Baixada Maranhense. Foram criados os cursos de Ciências Humanas com duas ênfases, História e Filosofia, e o curso de Ciências Naturais com ênfase em Biologia.

Em 2013, o Câmpus de Pinheiro aprovou uma nova expansão com a implementação do curso de Medicina. No ano seguinte, foi criado o curso de Enfermagem, e, em 2015, foi implantada a licenciatura em Educação Física e o Curso de Bacharelado em Engenharia da Pesca.

Em junho de 2015, o Conselho Superior da UFMA aprovou resolução criando a unidade acadêmica Centro de Ciências Humanas, Naturais, Saúde e Tecnologia. Na prática, significa que o Câmpus passou a contar com uma estrutura deliberativa e administrativa, o que proporcionou um maior suporte para o desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão.


Publicado: 17/11/2021, 09h41